Mas afinal o que é Big Data?

Mas afinal o que é Big Data?

Mas Afinal, o que é Big Data?

Big Data é o termo que o mercado adotou para denominar um “grande volume de dados”.

Sim, parece simples de entender mas é um pouco mais complicado de se trabalhar e vem se tornando um grande desafio para as grandes companhias ao redor do mundo que estão cada vez mais atentas a esta tendência.

Todos os dias nós criamos 2,5 quintilões  de bytes de dados – Mais que isso, 90% de todos dos dados do mundo foram criados nos últimos dois anos. São dados que surgem de diversas fontes: sensores usados para coletar informações sobre o clima, nossos posts em redes sociais, este post, fotos e vídeos digitais, dados de transações de compras, são alguns exemplos dos dados gerados todos os dias. Este volume de dados é chamada Big Data.

Porque é importante?

Porque com uma grande quantidade de dados, traduzidos em informações e analizados de forma coerente, pode-se melhorar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Deixar a comunicação mais próxima, mais acertiva, mais direta, menos invasiva, e muito mais lucrativa.

Saber os seus hábitos de consumo, suas preferências por músicas, comidas, filmes, lugares que visita, passeios, isso pode sim fazer a diferença e está mudando a forma como as grandes empresas que trabalham com Big Data analizam o mercado.

As empresas sabem mais de você do que você mesmo

Em um exemplo citado no artigo da e.life, a empresa Target varejista norte americana utilizou seu Big Data em insights para prever quando suas consumidoras estavam grávidas antes delas darem a luz, permitindo uma comunicação personalizada em um momento tão importante para a mulher.

Neste processo foi envolvido a análise de um grande volume de dados sobre os produtos comprados e hábitos de compra. Neste caso é citado o caso de um pai bravo que ligou para a empresa indignado por ela estar recebendo ofertas de produtos para bebês por e-mail. Depois de um tempo ele descobriu que sua filha estava grávida e ele não sabia.

Social Big Data

Com as mídias sociais, as empresas já sabem onde encontrar muita informação, o desafio começa em analisar esse volume todo gerado pelos seus mais de 1 bilhão de usuários no Facebook e 200 milhões de usuários no Twitter, por exemplo. É muita informação gerada só nas mídias sociais, também conhecida como Social Big Data.

“Pensar sob uma grande quantidade de informações” isso está mudando a forma como o mundo lida com as relações sociais e mercadológicas.

Neste vídeo do Olhar Digital, vemos algumas aplicações reais do Big Data no Brasil e no Mundo e porque é tão importante.

https://www.youtube.com/watch?v=N-wnzMAHx3U

[via e.life / ibm / olhar digital]

André Telles

http://twitter.com/andretellao

Marketing, novas mídias, cinema, música, ilustração, design e indie games.